PharmaPortugal e INFARMED colaboram para a internacionalização das empresas farmacêuticas nacionais

Atualmente existem 11 companhias nacionais que integram o PharmaPortugal
2 de outubro de 2013 - 10h07
O PharmaPortugal, uma parceria criada por produtores e exportadores associados da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e o INFARMED – Autoridade Nacional de Medicamentos e Produtos de Saúde I.P. assinaram um protocolo para promover a exportação e internacionalização das empresas farmacêuticas com sede em Portugal.
O PharmaPortugal e o INFARMED comprometem-se a conjugar esforços para aumentar o valor das exportações a partir de Portugal, através do desenvolvimento dos atuais mercados e da abertura a novos, promovendo a indústria nacional e a qualidade dos medicamentos portugueses nos mercados externos.
As exportações de medicamentos e produtos farmacêuticos representaram, em 2012, um valor de 702,4 milhões de euros.
O protocolo tem a duração de dois anos, durante os quais as empresas farmacêuticas que integram o PharmaPortugal se comprometem a identificar os mercados prioritários e a incentivar a cooperação entre si e com setores afins, nacionais e internacionais, e a contribuir para a valorização dos seus produtos e serviços através da incorporação de Investigação e Desenvolvimento (I&D) obtidos pela cooperação com universidades e empresas de base tecnológica.
De acordo com o protocolo, cabe ao INFARMED agilizar e simplificar os procedimentos nacionais necessários à exportação de medicamentos, nomeadamente emissão de certificados de boas práticas, autorizações de fabrico e certificados de produto farmacêutico.
A autoridade regulamentar compromete-se também a facilitar o contacto com as autoridades congéneres, no contexto dos projetos de internacionalização do PharmaPortugal e a prestar assistência técnica nas áreas da sua competência.
O projecto PharmaPortugal - Projecto Estratégico para Exportação e Internacionalização da Indústria Farmacêutica - surge em 2005 e visa criar incentivos a uma indústria ainda mais inovadora e competitiva e reforçando a notoriedade do setor e do país.
Com o protocolo agora assinado renova-se a colaboração das entidades envolvidas.
São atualmente 11 as companhias nacionais que integram o PharmaPortugal: Atral, Azevedos, BASI, Bial, Bluepharma, Edol, Iberfar, Lusomedicamenta, Medinfar, Tecnifar eTecnimede.

SAPO Saúde
artigo do parceiro: Nuno de Noronha

Comentários