O Anemia WorkingGroupPortugal (AWGP) entregou na Assembleia da República uma petição na qual foram reunidas mais de 4.500 assinaturas para a criação do Dia Nacional da Anemia. Esta iniciativa surge na sequência dos resultados de um estudo recente, realizado pelo grupo, que aponta uma prevalência da patologia classificável de problema de saúde pública, pois revela que há uma incidência em 20% na população e 84% não sabe que sofre desta condição.

A nível nacional, a problemática da anemia tem como raízes o subdiagnóstico, a falta de conhecimento e por conseguinte o subtratamento, situação que, a não ser invertida, terá como resultado o aprofundamento do impacto socioeconómico desta condição.

O AWGP considera que a definição de um dia específico para abordar esta patologia resultará numa maior consciencialização da população, constituindo uma ferramenta essencial para reduzir a taxa de incidência da anemia na população portuguesa.

Para o presidente do grupo de estudo para a anemia, António Robalo Nunes, “a criação do Dia Nacional da Anemia é mais uma etapa para inverter a situação alarmante da doença” e indica que “o nosso objetivo é que um número crescente de pessoas conheça esta que pode ser uma doença silenciosa, realize o rastreio e tenha conhecimento do seu quadro clínico que permita realizar o tratamento adequado.”

A anemia é muitas vezes confundida com outras patologias e tem importantes impactos socioeconómicos para o país e na vida particular dos indivíduos. Mais precisamente há um compromisso da qualidade de vida, através de uma redução da disponibilidade física e mental, o que pode ter implicações negativas no rendimento laboral e na vida familiar.

Para além disso a anemia não tratada pode agravar outros problemas de saúde, por exemplo a insuficiência cardíaca ao requerer maior esforço ao coração. O resultado é uma maior quantidade de internamentos e hospitalizações.

A anemia pode ser prevenida, em indivíduos saudáveis, através de uma alimentação equilibrada, rica em ferro (fígado, carne vermelha, feijão) e vitamina C (tomate, citrinos).

O AWGP vai voltar a reunir-se a 25 e 26 de novembro de 2016, no Hotel Altis, em Lisboa.