O site MedicamentoCerto.pt, que permite aos utilizadores obterem, de forma grátis, remota e rápida, conselhos para tratar pequenos problemas de saúde, já recebeu mais de 18 mil visitas desde o seu lançamento no início de abril e revela ainda que os utilizadores identificam principalmente alergias a ácaros, pólen e penicilina.

Os utilizadores entram na plataforma, escolhem de uma lista de sintomas aqueles de que sofrem, introduzem os seus dados (género, idade, peso, medicamentos que estão a tomar e doenças crónicas de que possam sofrer) e é-lhes indicado um medicamento adequado a tomar. Nos casos em que os sintomas são de risco de um problema grave, o site avisa o utilizador para procurar ajuda de um profissional de saúde.

Quanto à pesquisa de informação sobre marcas de medicamentos não sujeitos a receita médica, de forma a obterem aconselhamento sobre o seu uso correto, os utilizadores selecionaram mais vezes os medicamentos Daktarin, Ben-U-Ron e Valdispert.

"O Medicamento Certo nasceu para ajudar as pessoas que estão em casa ou no trabalho e precisam de uma solução rápida e simples para um problema de saúde, sem aparente gravidade. Não nos queremos substituir a consultas médicas ou a uma ida à farmácia e em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas deve ser consultado um profissional de saúde, mas em casos simples, os utilizadores podem ter uma resposta rápida e certeira, no seu smartphone, tablet ou computador", afirma Cristina Silva, responsável pelo projeto.

O Medicamento Certo foi desenvolvido pela empresa serFarma, constituída por farmacêuticos, e disponibiliza informação resumida sobre problemas de saúde de menor gravidade e recomendações para a sua prevenção, alívio e/ou tratamento.

Estas tecnopatologias podem estar a fazer-lhe mal