O presidente peruano, Ollanta Humala, declarou na segunda-feira estado de emergência por, pelo menos, 60 dias em 11 distritos da região da Amazónia, depois de terem sido detetados níveis elevados de mercúrio nas águas da região.

De acordo com um relatório ambiental, na região de Madre de Dios foi detetada a contaminação de mercúrio, com níveis acima do limite permitido, nos rios e em espécies marinhas.

Vários grupos étnicos apresentam ainda níveis nocivos do metal do organismo, o que pode causar graves problemas de saúde e até morte.

O relatório afirma que a contaminação foi causada por práticas inadequadas no garimpo clandestino. A região de Madre de Dios, na fronteira com o Brasil e a Bolívia, produz cerca de 20% do ouro extraído no Peru. A maioria é retirada de forma ilegal em floresta e no leito de rios. Estes níveis são consequência de "práticas inadequadas pela atividade mineira clandestina, durante a extração de ouro", frisou Ollanta Humala.

Leia ainda15 consequências das alterações climáticas para a saúde

Leia tambémOs 10 lugares mais poluídos do mundo

A poluição afeta também os peixes, nomeadamente o Mota Punteada (Calophysus macropterus), um peixe-gato popular junto das populações locais. "Não é recomendado o consumo desta espécie", declarou à imprensa estrangeira o ministro do Ambiente, Manuel Pulgar-Vidal.

"Vamos viver os próximos 80 anos com as consequências da atividade mineira na região de Madre de Dios, e devemos combatê-lo pela raiz", fechando as minas ilegais, acrescentou o presidente.

O ministro precisou que o estado de urgência permitirá pôr em prática "ações no domínio da saúde, dos hospitais de campanha", mas também "fazer chegar alimentos como peixes não poluídos" às populações afetadas.

Segundo o ministro do Meio Ambiente, Manuel Pulgar-Vidal, 41% da população de Madre de Dios está exposta à poluição do mercúrio.

Estima-se que o garimpo ilegal despeje cerca de 40 toneladas de mercúrio nos rios amazónicos por ano e destrua mais de 100 mil hectares de floresta na região de Madre de Dios, de acordo com o Ministério peruano do Meio Ambiente. O metal é usado para separar o ouro da rocha.

O Peru é o sétimo produtor mundial de ouro.