"Apesar de frequentes, os problemas de saúde mental dos idosos não estão devidamente identificados, sendo muitas vezes associados ao processo natural de envelhecimento. Na consulta de Psiquiatria Geriátrica conseguimos assegurar o diagnóstico precoce das múltiplas patologias psiquiátricas nos idosos, como a depressão, ansiedade, demência, doença bipolar e esquizofrenia de início tardio", revela Ana Peixinho, coordenadora da Unidade de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Lusíadas Lisboa.

"A consulta garante uma abordagem compreensiva desde o diagnóstico até ao tratamento destas doenças e foca-se em ouvir e responder às preocupações das pessoas com mais de 65 anos, ajudar as suas famílias e, quando necessário, trabalhar em articulação com outros profissionais de saúde de forma a disponibilizar um acompanhamento efetivo durante todo o processo", explica Ricardo Coentre, psiquiatra responsável pela consulta de Psiquiatria Geriátrica.

A elevada prevalência das doenças psiquiátricas associadas ao envelhecimento, a existência de co morbilidades físicas, a polimedicação, o isolamento e o luto são os principais fatores indicativos de necessidade de observação e acompanhamento diferenciado. A depressão clinicamente significativa é uma doença muito frequente no idoso, afetando 10 por cento das pessoas com mais de 65 anos.

A consulta de Psiquiatria Geriátrica, integrada na Unidade de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Lusíadas Lisboa, é um serviço especializado de diagnóstico e tratamento das doenças psiquiátricas associadas ao envelhecimento e está indicada para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.