20 de setembro de 2013 - 07h55

Os macrófagos, células do sistema imunitário, baixam a sua capacidade de defesa durante o ciclo menstrual das mulheres o que aumenta a possibilidade de aparecimento de cancro da mama, sustenta um estudo hoje revelado na Austrália.

Os testes com ratos em laboratório realizados por investigadores da Universidade de Adelaide mostram que os macrófagos que se encontram no peito alteram a sua função durante o ciclo menstrual.

“O que descobrimos é que nesse momento (da menstruação), o sistema imunitário diminui. Com a importância dos macrófagos no funcionamento dos tecidos do peito, na realidade aumentam as possibilidades das células cancerígenas não serem detetadas”, disse a investigadora Wendy Ingmar.

A mesma responsável disse estar aberta uma porta de oportunidade para evitar que as mulheres contraiam o cancro da mama.

Em julho, outra investigação da Universidade de Adelaide descobriu que a falta de macrófagos no sistema reprodutivo feminino pode ser a causa da infertilidade em algumas mulheres.

Lusa