As crianças que tomam pequenos-almoços saudáveis antes de começarem o dia de aulas têm melhores resultados académicos do que os alunos que não o fazem.

De acordo com um novo estudo de investigadores da Universidade de Cardiff, publicado na revista científica Public Health Nutrition, as hipóteses de obter uma pontuação acima da média em testes escolares aos 11 anos é duas vezes mais alta para os alunos que tomam um pequeno-almoço saudável.

Os investigadores admitem que já existia evidência científica suficiente sobre a ligação positiva entre a ingestão de um pequeno-almoço saudável e a melhoria dos índices de concentração. No entanto, este trata-se do primeiro estudo a debruçar-se sobre a ingestão desta refeição diária e o desempenho escolar.

O estudo analisou 5 mil crianças entre os 9 e os 11 anos de mais de 100 escolas primária do País de Gales, no Reino Unido.

"Enquanto o consumo do pequeno-almoço tem sido consistentemente associado a uma melhor saúde global e a níveis mais altos de concentração e função cognitiva, não existia evidência clara sobre os efeitos [desta refeição] no desempenho escolar", disse Hannah Littlecott, líder do estudo, citada pelo britânico Guardian.

"Este estudo fornece, por isso, essa ligação forte entre aquilo que os alunos comem e o quão bem-sucedidos elespodem ser na escola", acrescentou.

A análise revela que comer um pequeno-almoço saudável - composto por laticínios, cereais, frutas e pão - pode melhorar o desempenho educacional, enquanto que a ingestão de doces e batatas fritas logo pela manhã - que foi relatado em um quinto das crianças - não têm qualquer impacto positivo na escolaridade.