Parceria com hospital de Castelo Branco garante consultas de Nefrologia na Guarda

A nefrologia e uma especialidade médica dedicada à prevenção, estudo e tratamento de doenças renais
7 de outubro de 2013 - 15h26



O hospital da Guarda vai ter consultas de especialidade em Nefrologia, no âmbito de um protocolo de cooperação celebrado entre as unidades locais de saúde da Guarda e de Castelo Branco, foi hoje anunciado.



A criação das consultas de Nefrologia (especialidade médica dedicada à prevenção, estudo e tratamento de doenças renais) no Hospital Sousa Martins (HSM) insere-se "no âmbito das políticas de cooperação entre as instituições de saúde da Beira Interior", segundo Vasco Lino, presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda.



O responsável refere, numa nota enviada à agência Lusa, que a ULS da Guarda e a congénere de Castelo Branco assinaram um protocolo de consulta e assessoria em Nefrologia "para colmatar carências presentes" na unidade de saúde da cidade mais alta do país.



"A inexistência de especialidade de Nefrologia na ULS da Guarda ficará minimizada com a realização semanal de consulta externa e a assessoria aos serviços de internamento e de urgência efetuada por um médico do serviço de Nefrologia da ULS de Castelo Branco, que passará a deslocar-se ao HSM", explica Vasco Lino.



O responsável salienta que a medida permite "maior comodidade para os doentes da área de intervenção da ULS da Guarda, que passam a ter uma melhor acessibilidade aos cuidados de Nefrologia na região, não menosprezando a diminuição global dos custos com as patologias deste foro".



O conselho de administração da unidade de saúde "regozija-se por poder contar com a colaboração de um serviço de qualidade como é o serviço de Nefrologia da ULS de Castelo Branco para garantir a assistência aos doentes deste foro".



Lusa
artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários