A Sociedade Portuguesa de Osteoporose e Doenças Metabólicas (SPODOM) assinala quinta-feira o Dia Mundial desta doença, que afeta cerca de 650 mil portugueses, com o lançamento da campanha “Ame os seus ossos” nos centros de saúde e hospitais.

Trata-se de uma campanha, de âmbito mundial, que pretende sensibilizar a população para os cuidados a ter na prevenção da osteoporose, para o diagnóstico precoce e tratamento, através duma alimentação saudável e do exercício físico.

“Abrace uma vida ativa, Abrace os alimentos ricos em cálcio e Abrace a Vitamina D” é o lema da iniciativa.

Em simultâneo, e no contexto da principal mensagem da campanha “Abrace”, a International Osteoporosis Foundation (IOF), organiza um abraço mundial que deve decorrer em todos os países aderentes à mesma hora local.

Em Portugal está marcado para as 14:00 e o objetivo é que naquele momento todas as pessoas abracem a pessoa que está mais próxima, de modo a chamar a atenção para a importância de prevenir a osteoporose.

Considerada uma “doença silenciosa”, uma vez que não apresenta quaisquer sinais ou sintomas até se verificar a fratura, a osteoporose é caracterizada pela redução acentuada da densidade óssea, o que faz com que os ossos fiquem mais frágeis e se fraturem na sequência de pequenas quedas e pequenos traumatismos. O seu desenvolvimento é lento, podendo progredir durante vários anos sem apresentar sintomas.

A osteoporose pode ter múltiplas causas, e muitas vezes é uma consequência do modo de vida numa fase mais jovem, ainda que existam pessoas com maior risco de sofrer ou vir a sofrer da doença.

19 de outubro de 2011

Fonte: Lusa