FOTO: TVI

No final da semana passada, o psicólogo Quintino Aires disse no programa da manhã "Você na TV", da estação de televisão TVI,  que a "a etnia cigana não respeita as normas do país onde vive", acrescentando que "a maioria vive dos subsídios ou trafica droga e não trabalha."

As generalizações geraram uma onda de queixas na Ordem que representa este profissional de saúde. A notícia é avançada pelo jornal Público.

A Ordem dos Psicólogos já tentou suspender o profissional por má prática e tentou também aplicar-lhe por duas vezes uma pena de repreensão por declarações que violavam o código deontológico. No entanto, Quintino Aires recorreu sempre e os três processos aguardam ainda desfecho judicial.

Primeiro caso em 2012

Na primeira repreensão da OP, o psicólogo pronunciou-se sobre uma concorrente de um programa de televisão que aos 26 anos ainda não iniciara a vida sexual. Aos microfones da Antena 3, afirmou que a virgindade é um problema de "saúde pública".

Numa entrevista que deu à revista "Happy Woman", Quintino Aires afirmou: "Fazer sexo com animais aumenta a ligação entre o ser humano e a natureza. Pelo que está claro que não devemos considerar a zoofilia uma perversão, mais sim uma celebração das nossas origens. No fundo somos todos animais". A declaração valeu-lhe nova repreensão da Ordem dos Psicólogos.

O organismo tentou ainda suspendê-lo por três meses depois de ter dito a uma mãe, também num programa televisivo, que esta deveria suspender a medicação dos filhos, devidamente prescrita por um pedopsiquiatra.

Leia também: As frases mais ridículas ouvidas pelos médicos

Veja ainda: 15 coisas (que tem de saber) para não enlouquecer