Ordem dos Psicólogos elege hoje novo bastonário a partir de duas listas

A falta de psicólogos nas escolas é outra das principais preocupações desta ordem profissional

18 de outubro de 2013 - 07h01

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) elege hoje o seu novo bastonário, numa eleição que conta com apenas duas listas candidatas, uma das quais liderada pelo atual presidente da ordem, que quer renovar o seu mandato.

Para o cargo concorrem o atual bastonário, Telmo Mourinho Baptista, da Lista A, “Afirmar os psicólogos”, candidato a um novo mandato, e Rui Abrunhosa Gonçalves, da Lista B, “Psicologia Plural”.

No centro das intenções da OPP está a criação ainda este ano de um “cheque-psicólogo”, uma iniciativa semelhante ao “cheque-dentista”, que pretende alargar o acesso a serviços de psicologia “de qualidade e certificados”, em todo o país.

A falta de psicólogos nas escolas é outra das principais preocupações desta ordem profissional, que considera “insuficiente” o atual rácio de um psicólogo, para cada 1.700 alunos.

A OPP, juntamente com a Federação Nacional de Educação (FNE), pretende apresentar ao Ministério da Educação e Ciência uma proposta de definição do psicólogo escolar, que deverá chegar às mãos do Governo, até maio de 2014.

Lusa

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários