Ordem dos Médicos preocupada com futuro da Unidade de Alcoologia de Coimbra

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos manifestou-se preocupada com o "possível desmantelamento" da Unidade de Alcoologia de Coimbra (UAC), argumentando que eventuais alterações não devem ser baseadas apenas em critérios financeiros.
créditos: LUSA

Em comunicado enviado à agência Lusa, o presidente da secção regional da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, alega que o ministério da Saúde pretende integrar a UAC no Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), mas acusa que o novo modelo "se mantém na penumbra, criando uma desnecessária instabilidade aos profissionais e aos doentes".

"A Unidade de Alcoologia de Coimbra tem centenas de doentes em acompanhamento, num programa estruturado de tratamento, em que o internamento é uma fase acompanhada por uma experiente equipa multidisciplinar especializada, uma mais-valia que não pode ser esquecida", avisa.

Segundo Carlos Cortes, "qualquer mudança deve sempre resultar em ganhos assistenciais", considerando ainda que a eventual integração da Unidade de Alcoologia no serviço de Psiquiatria do CHUC "é mais um exemplo das decisões que são tomadas sem existir fundamentação técnica consistente e envolvimento dos profissionais na obtenção de soluções".

No texto, anuncia ainda que irá solicitar uma reunião à direção daquela unidade e à direção do Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria "para assegurar que os doentes não são prejudicados e que todos os profissionais são envolvidos".

De acordo com dados avançados esta segunda-feira pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, nos últimos 11 anos, entre 2004 e 2014, a Unidade de Alcoologia de Coimbra efetuou 5.473 internamentos, teve 6.870 novos utentes e realizou mais de 120 mil consultas externas.

Instalada no edifício do hospital Sobral Cid, foi integrada na Administração Regional de Saúde do Centro após a extinção do Instituto da Droga e Toxicodependência.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários