“A população da vila de Lagares da Beira encontra-se há quase dois anos sem médico de família” na extensão do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, afirma a Junta de Freguesia, lamentando, em comunicado, “esta situação insustentável e inadmissível”.

A autarquia e a população reivindicam “a colocação imediata de um médico de família na extensão de saúde” local.

A Junta de Lagares da Beira enviou, “mais uma vez”, ofícios às entidades competentes: Ministério da Saúde, Administração Regional de Saúde do Centro, Agrupamento dos Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte (ACES-PIN), Centro de Saúde de Oliveira do Hospital e Câmara Municipal Oliveira do Hospital.

“Em todas as assembleias municipais, a Junta de Freguesia tem manifestado o seu desagrado e solicitado que esta situação seja rapidamente resolvida”, refere a nota.

Atualmente, o Centro de Saúde da sede do município “tem mais médicos, que podem assim prestar melhores cuidados de saúde” aos utentes.

“O que nos preocupa é que, até hoje, tudo continua na mesma em Lagares da Beira. Não percebemos quais os critérios de distribuição e colocação dos médicos nas extensões de saúde das várias localidades do concelho e a razão pela qual ainda não foi atribuído um médico para Lagares da Beira, cuja extensão é das que tem maior número de utentes, que não são apenas residentes em Lagares da Beira, mas também noutras freguesias limítrofes”, salienta.

Para a Junta de Freguesia, trata-se de “uma questão de justiça para com os cerca de 2.000 utentes da extensão de saúde de Lagares da Beira, que são oliveirenses e portugueses como todos os outros”.

A autarquia prefere dialogar com as “entidades competentes”, mas “encetar todas as formas de luta e manifestações públicas de reivindicação para a imediata colocação de um médico” na extensão de Lagares da Beira.