16 de julho de 2014 - 07h00

Oito distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de tempo quente, informou o Instituto do Mar e da Atmosfera.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Setúbal vão estar sob aviso amarelo até às 22:00 de hoje devido à previsão de persistência de valores elevados das temperaturas máximas.

O aviso amarelo implica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado e com neblina ou nevoeiro no litoral a norte do Cabo Raso até ao meio da manhã e a partir do fim da tarde, podendo persistir em alguns locais da faixa costeira ao longo do dia, vento em geral fraco predominando do quadrante oeste e pequena subida da temperatura máxima.

Para a Madeira, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, em especial nas vertentes norte e vento em geral fraco do quadrante norte.

Nos Açores prevêem-se períodos de céu muito nublado, temporariamente encoberto, aguaceiros mais frequentes durante a madrugada e manhã e vento sudoeste bonançoso a moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e na Guarda prevêem-se 33 graus Celsius, em Évora e Beja 39, em Castelo Branco e Portalegre 37, Bragança 36, Vila Real 35, Viana do Castelo, Porto e Angra do Heroísmo 24, Faro e Coimbra 30, Funchal e Santa Cruz das Flores 25 e Ponta Delgada 23.

Por Lusa