A investigação, publicada na revista científica britânica Gut, indica que os adolescentes com excesso de peso têm duas vezes mais riscos de sofrer de cancro do que os jovens com peso adequado.  Já os obesos viram essas hipóteses aumentar em 2,38 vezes.

O cancro de intestino é o terceiro tipo de cancro mais comum no mundo, com cerca de 1,4 milhões de novos casos por ano. O consumo de carne vermelha processada e a gordura abdominal também já tinha sido associados ao desenvolvimento desta doença.

Os investigadores acompanharam cerca de 240 mil homens suecos durante 35 anos. Os participantes do estudo tinham entre 16 e 20 anos no início da investigação. A grande maioria tinha peso normal, mas 6,5% estavam acima do peso e 1% era obeso.

No estudo, relataram-se 855 casos de cancro colorretal.

"O final da adolescência marca a transição da infância para a idade adulta e é um período de crescimento acelerado, principalmente entre homens, logo esse período pode representar uma janela crítica", diz o estudo, escreve a BBC.

"É importante que entendamos o papel da infância e da adolescência no desenvolvimento do cancro colorretal", lê-se ainda nas conclusões da investigação.