"O cancro não me impede de ser princesa". É assim que Andrea Sierra Salazar se refere às imagens que estão a dar a volta ao mundo, depois da adolescente as partilhar na rede social Twitter.

Foi em fevereiro deste ano que a vida desta estudante de origem mexicana mudou. A jovem, que mora no Texas, Estados Unidos, foi diagnosticada com um Linfoma de Hodgkin, um tipo de cancro da linfa, depois de sofrer um desmaio.

Com os tratamentos de quimioterapia, o cabeço caiu-lhe. Para Andrea, que já fazia trabalhos como modelo desde os 13 anos, essa foi uma das fases mais difíceis. Inicialmente, a estudante usava várias perucas: sentia-se insegura com a sua aparência, recorda ao BuzzFeed. Mas tudo mudou quando posou para o fotógrafo Gerardo Garmendia.

Leia também: 17 sintomas de cancro que os portugueses ignoram

Saiba ainda: 10 alimentos cancerígenos

"No início, não me sentia confiante o suficiente para tirar fotos sem peruca, mas depois percebi que não tinha razões para me envergonhar da minha aparência, deveria estar orgulhosa. Estas fotos não são apenas sobre a minha beleza exterior, são também sobre o meu interior", esclareceu ao referido website.

"Estava viagem ensinou-me a amar-me e aceitar-me independentemente da minha aparência", escreveu ainda a jovem de 17 anos no seu Facebook. "O cabelo não define ninguém. Todas as meninas são princesas e hoje é assim que me sinto, por dentro e por fora", acrescentou.

O Linfoma de Hodgkin começa geralmente nos nódulos da linfa e tende a espalhar-se facilmente pela própria ação do sistema linfático.

Os sintomas mais comuns dos linfoma são inchaço sem dor nos nódulos da garganta, no tórax superior, no interior da caixa torácica, nas axilas, no abdómen ou nas virilhas. Febre, tosse e falta de fôlego, suores noturnos, perda do peso e fraqueza e comichão persistente em todo o corpo são outros dos sintomas.

O diagnóstico inicial pode ser difícil, porque os sintomas podem ser confundidos com outras doenças. A única certeza de diagnóstico é obtida com uma biópsia ao nódulo linfático aumentado.