Este aumento verificou-se maioritariamente na faixa etária mais jovem, até aos 25 anos, referiu o responsável, salientando que “o número de dádivas de sangue foi regular, com sete mil dadores ativos”.

O presidente do conselho de administração do IPO do Porto considerou que “ este crescimento na faixa etária mais jovem é um fator positivo e indicador de que vai ser possível manter o número de dadores regulares porque estes vão substituir os dadores que por motivos de idade ou saúde deixam de poder dar”.

A regularidade nas dádivas é para o IPO do Porto “um dado muito satisfatório, uma vez que demonstra que os nossos dadores mantêm-se fiéis ao instituto”, acrescentou, salientando que a dádiva de sangue é “um pilar” do IPO do Porto.

“Diariamente, no IPO do Porto há doentes que necessitam de transfusão de componentes sanguíneos para serem sujeitos a transplante de medula óssea, cirurgias ou para realizarem tratamentos de quimioterapia ou radioterapia”, disse Laranja Pontes.

Por essa razão, ao longo do ano, o IPO do Porto desenvolve um conjunto de ações de apelo à dádiva de sangue. Em 2015, o dia nacional e o dia mundial do dador de sangue, o período de verão, o dia de São Martinho e a época de natal foram momentos chave.

No IPO do Porto, a recolha decorre de segunda a sexta-feira, entre as 08h30 e as 19h00, e ao sábado, das 08h30 ao 12h30.