A rede nacional de cuidados continuados integrados vai disponibilizar mais 21 lugares de internamento de média duração e manutenção, numa unidade em Belas, Sintra, que será inaugurada hoje, anunciou o ministério da Saúde.

A unidade de cuidados continuados Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, integrada na rede nacional de cuidados continuados integrados (RNCCI), “vai aumentar a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde, na região de Lisboa e Vale do Tejo, em mais 21 lugares de internamento de média duração e manutenção destinados a pessoas, em situação de dependência, com necessidade de cuidados específicos”, segundo uma nota do ministério.

De acordo com o ministério da Saúde, a região de Lisboa tem em funcionamento 1.010 lugares de internamento nas 42 unidades integradas na RNCCI, entre as vertentes de convalescença (150), média duração e reabilitação (316), longa duração e manutenção (481) e cuidados paliativos (63).

Nesta região existem ainda 58 equipas de cuidados continuados que dão apoio domiciliário a cerca de dois mil pessoas.

Segundo números revelados pelo ministério da Saúde, desde a criação da RNCCI, em novembro de 2006, mais de 66 mil utentes receberam apoio.

Atualmente a rede nacional conta com 5.177 lugares de internamento em todo o país, com 223 equipas de cuidados continuados integrados.

A ministra da Saúde, Ana Jorge, participa na inauguração da unidade de Belas.

29 de abril de 2011

Fonte: Lusa/SAPO