28 de maio de 2013 - 09h31
O norte de Portugal Continental e o arquipélago da Madeira apresentam hoje risco “muito alto” de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O nível “muito alto” abrange parte dos distritos de Leiria, Castelo Branco e Viana do Castelo, as ilhas da Madeira e de Porto Santo e os distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Bragança, Vila Real, Porto e Braga.
O IPMA aconselha na sua página na Internet para valores “muito altos” de UV a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, sublinhando igualmente que se deve evitar a exposição das crianças ao sol.
A radiação ultravioleta, segundo o IPMA, pode causar graves prejuízos para a saúde, se o nível exceder os limites de segurança.
O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o “baixo” e o “extremo”.
O IPMA prevê para hoje, nas regiões norte de centro de Portugal continental, períodos de céu muito nublado, com a queda de chuva, em geral fraca, até ao início da manhã nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.
Para hoje, está também prevista a possibilidade de queda de neve acima dos 1.200 metros na região Norte.
Na região sul, o céu irá estar muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir do início da tarde. Até ao final da manhã de hoje, estão previstos períodos de chuva fraca ou chuviscos.
As temperaturas irão variar entre os 10 graus de mínima e os 16 de máxima no Porto, entre os 13 e os 18 em Lisboa e os 13 e os 23 em Faro.
Lusa