A cirurgia realizada em James Boysen, um técnico de informática de 55 anos, demorou 15 horas e foi conduzida por mais de 50 médicos, informou esta quinta-feira o Centro de Cancro MD Anderson, em Houston, no Texas.

O procedimento histórico fez de Boysen "o primeiro paciente que recebe simultaneamente um transplante de tecido craniofacial com transplantes de órgãos sólidos", lê-se numa nota da referida instituição.

A operação no Hospital Metodista de Houston foi planeada ao longo de quatro anos e realizada a 22 de maio, 20 horas depois de os médicos terem sido informados sobre a disponibilidade dos órgãos.

"Foi uma cirurgia muito complexa porque tivemos que transplantar os tecidos através de microcirurgia", disse Michael Klebuc, o cirurgião que liderou a equipa de clínicos.

"Imagine o que é ligar vasos sanguíneos com pouco mais de um milímetro através do microscópio, com pequenos pontos de sutura do tamanho de um cabelo humano", comentou.

Boysen, que reside em Austin, foi diagnosticado em 2006 com um leiomiossarcoma, um cancro raro que ataca os tecidos moles do crânio.

O tumor foi tratado com sucesso, embora tenha deixado marcas profundas no crânio. O homem, diagnosticado com diabetes aos cinco anos, já tinha feito transplantes de rim e pâncreas em 1992.