No Dia Mundial do Rim, “Dê vida aos seus rins!”

Data é comemorada a 14 de março, em Lisboa
13 de março de 2013 - 10h33



As campanhas de informação aos cidadãos e as campanhas de rastreio da doença são muito importantes porque podem identificar precocemente casos de doença renal crónica ou pacientes em risco de desenvolver a doença, tal como os diabéticos e hipertensos. Em qualquer destes casos, a intervenção terapêutica precoce pode evitar o desenvolvimento da lesão renal ou diminuir a progressão da doença.



Por este motivo, a Diaverum Portugal está a organizar um conjunto de iniciativas no Dia Mundial do Rim, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Nefrologia, Sociedade Portuguesa de Transplantação, Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, Associação de Doentes Renais do Norte de Portugal, Associação Portuguesa de Enfermeiros de Diálise e Transplantação e com o apoio institucional da Direção Geral de Saúde.



As atividades realizam-se no dia 14 de março, Dia Mundial do Rim, e dedicam-se á prevenção da doença renal, com o slogan “Dê vida aos seus rins”.



Programa



No Centro Cultural de Belém, pelas 10h00, terá lugar uma sessão pública dedicada ao tema da prevenção da doença renal crónica. Seguir-se-á no Rossio entre as 12h00 e as 16h00 uma atividade de rastreio gratuito de doença renal crónica e distribuição de informação sobre a prevenção desta doença.



A doença renal crónica afeta cerca de 800 mil portugueses e todos os anos surgem 2 000 novos casos. Atualmente, cerca de 2 000 pessoas aguardam um transplante renal.



Leia também:Doença Renal Crónica: Está em crescimento e pode afetar 800 mil portugueses, entrevista a João Frazão, Médico Nefrologista



SAPO Saúde
artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários