Iain Chapple, da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, realizou uma série de testes e revela que não lavar bem os dentes pode ser fatal. Duas semanas sem o fazer é o suficiente para dar azo a várias doenças e problemas crónicos.

Segundo escreve o Daily Mail, suprir este hábito pode provocar problemas de saúde bucal, como gengivites ou doença periodontal, que, por seu turno, enfraquecem os glóbulos brancos tornando-os menos eficazes no combate a infeções e inflamações.

Num dos testes, o médico infectologista Christoffer Van Tulleken esteve duas semanas sem lavar uma parte da boca, acabando por desenvolver uma gengivite que lhe enfraqueceu o sistema imunitário.

No caso de quem sofre de inflamação crónica ou outros problemas de saúde mais graves, o docente da Universidade de Birmingham defende que não lavar os dentes apenas uma vez pode ser prejudicial porque obriga o corpo a lidar com os danos crónicos ao mesmo tempo que reage à exposição a outros agentes infecciosos.

A constante tarefa de defesa contra infeções não só enfraquece o sistema imunitário e a capacidade de o corpo se proteger contra inflamações, como pode desencadear doenças cardíacas, diabetes tipo 2, vários tipos de demência, como Alzheimer, acidentes vasculares cerebrais e cancro, defende ainda o médico infectologista sujeito ao teste.