O músico britânico, que tocava gaita de foles assiduamente, sofria de tosse seca e tinha engasgos frequentes, segundo explica o estudo publicado no jornal médico Thorax.

A sua saúde só melhorou quando esteve três meses na Austrália sem poder tocar o seu instrumento - não é revelado porquê no estudo -, período em que os médicos aproveitaram para examinar a gaita de foles.

De acordo com a investigação científica agora publicada, as análises revelaram a existência de vários tipos de fungos instalados em várias partes do instrumento.

Apesar de ter feito tratamento médico, o músico acabou por não resistir à infeção e morreu em 2014. A autópsia revelou a existência de lesões profundas e fulminantes em ambos os pulmões.

Leia também: As frases mais ridículas ouvidas pelos médicos

Saiba ainda: 12 sintomas que nunca deve ignorar

Veja isto: 22 doenças (muito) misteriosas

Este é o primeiro caso de uma pneumonia causada por inalação de fungos, lê-se no estudo.

"É importante que os músicos que tocam instrumentos de sopro os limpem regularmente", destaca a investigação, sugerindo "uma boa limpeza com algodão depois de cada utilização".

"Isso evita que a humidade se instale", explica Andrew Bova, do Centro Nacional de Gaitas de Glasgow, citado pela agência de notícias France Presse.

Com AFP