Música durante e depois da cirurgia tem efeito analgésico

Esta é a conclusão de um novo estudo realizado no Reino Unido e que contou com a participação de sete mil doentes.
créditos: AFP

Ouvir música antes, durante e depois de uma cirurgia pode ajudar a reduzir a dor, apontam cientistas da Universidade Queen Mary, em Londres, numa investigação publicada recentemente na revista científica The Lancet.

De acordo com a análise, os doentes que ouviram música durante o procedimento cirúrgico ficaram menos ansiosos depois da cirurgia e não precisaram de ser tão medicados para controlar as dores.

Segundo os cientistas, a música foi eficaz até mesmo quando os doentes estavam sob efeito da anestesia geral.

O Ministério da Saúde britânico já se pronunciou sobre os resultados deste estudo, escreve a BBC, e pediu mesmo que que médicos e especialistas tenham consideração as descobertas deste estudo.

"Esperemos que os médicos tomem estes resultados em consideração, porque queremos que os pacientes tenham a melhor recuperação possível após uma cirurgia", disse um porta-voz do ministério, citado pela referida publicação.

Os cientistas querem ainda que os hospitais sugiram aos pacientes que tragam consigo aparelhos para ouvir música quando tiverem de ser sujeitos a intervenções cirúrgicas.

As conclusões do estudo têm por base testes em 7 mil pacientes.

"A música é uma opção segura, barata e não invasiva que dever estar disponível para todos os que passam por uma cirurgia", comentou Catherine Meads, principal autora do estudo.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários