Ministro da Saúde promete ampliação das urgências do Hospital Amadora-Sintra

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, comprometeu-se esta quarta-feira, em Sintra, com a ampliação das urgências do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), numa solução que poderá passar por um novo bloco ou uma deslocalização dos serviços.
créditos: Lusa

Paulo Macedo falava durante a assinatura de um protocolo para a construção de quatro centros de saúde no concelho de Sintra, adiantando que "o hospital de Amadora-Sintra é um excelente hospital em termos técnicos", admitindo, no entanto, que os serviços de urgência têm dificuldades em dar resposta.

"Aquela urgência, tal como está a funcionar, precisa claramente de uma ampliação. Esse projeto foi pedido pela ARS [Administração Regional de Saúde] ao conselho de administração", revelou o ministro da Saúde, acrescentando que a solução passará por "um edifício novo ou uma deslocalização" da urgência, para outra zona da unidade.

O governante reconheceu que, independentemente de problemas de recursos humanos pontuais, a urgência do Amadora-Sintra, "como está planeada há mais de uma década, só dá resposta com macas, fora dos sítios onde elas devam estar".

A autarquia de Sintra assinou hoje com a ARS de Lisboa e Vale do Tejo um protocolo para a instalação de quatro unidades de saúde no município, em Algueirão-Mem Martins, Queluz, Almargem do Bispo e Agualva.

Município cede espaço

A câmara de Sintra, presidida por Basílio Horta (PS) e a ARS comprometem-se a promover uma parceria na qual o município cede gratuitamente, em regime de direito de superfície, o espaço para a instalação de uma Unidade de Saúde em Algueirão-Mem-Martins, nos terrenos da antiga fábrica da Messa.

Esta nova unidade vai substituir a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Algueirão, a Unidade de Saúde Familiar Natividade (Ouressa), a Unidade de Saúde Pública Sintra, a Unidade de Cuidados na Comunidade Cruzeiro e o Espaço Jovem.

A futura unidade de saúde de Queluz será instalada na antiga Escola Básica D. Fernando II, em substituição da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Lusíadas.

A nova unidade de saúde projetada para Almargem do Bispo irá substituir a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados - polos de Almargem do Bispo, Sabugo, D. Maria e Negrais.

Comentários