Ministro da Saúde entrega hoje medalhas a personalidades que se destacaram na área

Entre as medalhas de ouro estão a Direção-Geral da Saúde e Jorge Sampaio
8 de abril de 2013 - 08h53



Vinte uma personalidades que se destacaram na saúde, entre as quais Leonor Beleza e Jorge Sampaio, são hoje galardoados com medalhas de serviços distintos, numa cerimónia em que a investigadora Odette Ferreira recebe o Prémio Nacional de Saúde 2012.



A entrega das medalhas – uma das quais já foi atribuída ao ex-Presidente da República Jorge Sampaio – ocorre a propósito do Dia Mundial da Saúde, assinalado no passado domingo, e a cerimónia é presidida pelo ministro da Saúde.



Este ano são ainda atribuídas medalhas de prata a nove jovens investigadores, o que, segundo uma nota da tutela, significa que “o Estado português aposta e encoraja as atividades ligadas ao conhecimento e à ciência também na área da saúde”.



Irão receber as medalhas de prata Gonçalo José Lopes Bernardes, da Universidade de Cambridge, João Taborda Barata, do Instituto de Medicina Molecular, Laura Ferreira Teixeira Vilarinho, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), Maria de Fátima Calado Varela Reis, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Mónica Alexandra de Sousa Oleastro, do INSA.



Igualmente galardoados com esta medalha são Nuno Miguel de Sousa Lunet, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Pedro Henrique Pires Lavinha, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Sandra Morais Cardoso, da Universidade de Coimbra. Tiago Fleming de Oliveira Outeiro, do Instituto de Medicina Molecular e o Instituto Marquês de Valle Flôr.



As medalhas de ouro serão atribuídas a Américo Diniz da Gama (Centro Hospitalar Lisboa Norte), Fernando César Augusto, ex-Inspetor-Geral das Atividades em Saúde, José Aranda da Silva, ex-bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Manuel de Jesus Antunes, diretor do Departamento de Cirurgia Cardiotorácica dos Hospitais da Universidade de Coimbra, Leonor Pizarro Beleza, ex-ministra da Saúde e presidente da Fundação Champalimaud, o economista Pedro Pita Barros, Polybio Serra e Silva, do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e o Centro Hospitalar de São João.



A medalha de ouro será ainda atribuída à Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Jorge Sampaio, ex-Presidente da República e Enviado Especial das Nações Unidas que se destacou na luta contra a tuberculose.



Jorge Sampaio já recebeu a medalha, sendo na cerimónia de hoje apresentado um vídeo sobre esta entrega.



A investigadora Odette Santos recebe, nesta cerimónia, o Prémio Nacional de Saúde 2012, o qual visa distinguir anualmente uma personalidade que tenha contribuído para a obtenção de ganhos em saúde no âmbito do Serviço Nacional de Saúde (SNS).



Lusa
artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários