Ministério da Saúde vai colocar mais dentistas em 50 centros de saúde. Saiba onde

O Ministério da Saúde espera que, até final do ano, existam mais de 50 centros de saúde com médicos dentistas, estando prevista para terça-feira a abertura de um concurso que visa a integração destes profissionais em 25 novos locais.
créditos: EPA/Oliver Berg

No Dia Mundial da Saúde Oral, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde encerrou a cerimónia de apresentação do alargamento do projeto-piloto de integração de médicos dentistas nos cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS), dizendo esperar que, até final deste primeiro semestre, existam médicos dentistas integrados em todo o país nesta área da saúde oral.

“Iniciámos no ano passado com 13 [médicos dentistas em centros de saúde], esperamos que até final do ano tenhamos mais de 50 integrados e o objetivo é crescer, crescer porque os portugueses precisam muito desta área”, disse aos jornalistas no final da cerimónia.

Fernando Araújo sublinhou a enorme articulação entre a equipa de medicina familiar e os médicos dentistas, que classificou de “uma mais-valia”.

Dentistas são para ficar no SNS

Para o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, esta integração de médicos dentistas em unidades do SNS deve ser feita “de uma forma equilibrada, sustentável, de forma consistente, de que não haja volta atrás”. “A integração destes médicos é para ficar, é para o futuro. O SNS tem de dar uma resposta em termos de saúde oral”, adiantou.

Presente na cerimónia, o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro, disse que o que mais atrai estes profissionais para o SNS é “a perspetiva de poder trabalhar em equipa, integrados com outros profissionais de saúde, para poder dar um tratamento integrado aos utentes do SNS”. “Isso é extremamente atrativo e as opiniões dos médicos dentistas nos centros de saúde vão nesse sentido: têm todas as condições de trabalho, têm apoio a vários níveis e contactam com outros profissionais de saúde, colocando a medicina dentária onde deve estar – no âmbito médico e dentro do SNS”, adiantou.

15 alimentos que os dentistas nunca comem

Veja na página seguinte onde vai passar a haver consulta de saúde oral

Comentários