Milhares de animais abatidos na Alemanha devido a nova estirpe de gripe das aves

As autoridades alemãs ordenaram o abate de milhares de animais depois de ter sido confirmado um surto de uma nova estirpe da gripe das aves, designada como H5N8.

A nova estirpe foi detetada numa criação de perus no estado da Baixa Saxónia, no norte da Alemanha, anunciou o ministro regional da Agricultura, Christian Meyer.

Cerca de 19 mil animais foram abatidos nesta criação e outros 12 mil perus numa quinta vizinha, precisou o representante regional.

As análises efetuadas em laboratório revelaram que se trata do mesmo tipo de vírus que foi detetado numa quinta de animais no estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, em novembro passado.

As duas explorações aviárias agora afetadas pela nova estirpe estão localizadas perto de Cloppenburg, uma das regiões mais importantes na Alemanha ao nível da criação de aves, o que está a suscitar preocupação perante uma eventual propagação do vírus.

Na segunda-feira, as autoridades regionais tomaram medidas sanitárias de prevenção e decidiram proibir o transporte de aves de criação durante três dias.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários