"Esta iniciativa tem como principal objetivo fazer uma revisão das abordagens mais recentes no tratamento sistémico, cirúrgico e de radioterapia, que possam vir a alterar a prática clínica, num espírito de multidisciplinaridade e de partilha nas várias áreas que abordam estas doentes", explica Susana Sousa, responsável da área médica da Clínica da Mama do IPO Porto e responsável pelo evento.

O primeiro dia do Breast Cancer Weekend arrancará com uma sessão sobre genética e cancro, onde serão discutidas as decisões baseadas em assinaturas genéticas e as particularidades do tratamento das doentes com mutações BRCA. O cancro da mama precoce e o cancro localmente avançado serão outros dos tópicos em análise. Haverá ainda espaço para considerações que vão além do tratamento primário, nomeadamente as indicações para esvaziamento axilar e as estratégias de conservação da mama.

Veja aindaAs frases que nunca deve dizer a uma pessoa com cancro

Saiba mais17 sintomas de cancro que os portugueses ignoram

Leia também5 dicas de prevenção do cancro da mama

Já a manhã do segundo dia será totalmente dedicada ao cancro da mama avançado. O papel da cirurgia do tumor primário no estádio IV, a melhor sequência do tratamento paliativo nas doentes cujos tumores expressam recetores hormonais e o algoritmo do tratamento da doença HER2+ serão os temas a abordar.

O Breast Cancer Weekend destina-se a médicos especialistas e internos das várias áreas que tratam doentes com cancro da mama.

Mais informações e inscrições até dia 20 de janeiro em http://lab52.pt/eventos/breast-cancer-wkd/.