Considerado um dos mais importantes congressos na área da coluna a nível mundial, o Congresso Europeu da Sociedade Europeia de Intervenção em Coluna decorre entre os dias 21 e 23 de outubro, no Hotel Sheraton em Lisboa, e reúne neurocirurgiões, ortopedistas, neurologistas, reumatologistas e radiologistas.

O responsável pelo congresso em Portugal, o médico anestesiologista Armando Barbosa, especialista em terapêutica da dor, sublinha que a dor na coluna é responsável por 80% dos casos de dor crónica.

"Atualmente existem novas técnicas para o tratamento desta patologia que permitem a cura ou melhoria importante da dor, sem recurso a cirurgia", adianta o clínico. "Cerca de 300 especialistas mundiais vão estar em Lisboa para discutir novas técnicas de tratamento da dor de coluna", esclarece o médico anestesiologista.

As doenças da coluna representam mais de 50% das causas de incapacidade física em idade laboral e são uma das principais causas de ausência no trabalho em todo o mundo.

As dores nas costas são a segunda causa, em números globais, em Portugal, das visitas ao médico, de acordo com dados da Médicos de Portugal.

Tanto homens como mulheres sofrem de dores nas costas e geralmente a dor ocorre entre os 25 e os 60 anos. Contudo, aproximadamente 12 por cento a 26 por cento das crianças e adolescentes também sofrem de dores nas costas (apesar de pouco intensas).

Cerca de 70 a 80 por cento da população acaba por recorrer ao médico nalgum período da sua vida por queixas dolorosas ao nível da coluna, sendo a patologia degenerativa da coluna a primeira causa de baixa laboral e de incapacidade transitória e permanente para o trabalho.