"Comemoramos um marco histórico da medicina e uma aventura que envolveu muitos aspetos. Apesar das dificuldades, o primeiro transplante hepático é uma história de êxito e de sucesso que queremos assinalar", frisou à agência Lusa Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro.

O primeiro transplante hepático com sucesso realizou-se em Coimbra, a 26 de outubro de 1992, através de uma equipa liderada pelo cirurgião Alexandre Linhares Furtado.

Carlos Cortes disse que as comemorações pretendem transmitir uma mensagem às novas gerações de que, "apesar das dificuldades e as perspetivas de futuro não serem as melhores, é preciso continuar a lutar e acreditar que é possível fazer um país melhor".

Há 25 anos, o primeiro transplante hepático também foi "uma janela de esperança e de abertura de novas fronteiras, que transmitiu uma mensagem de esperança para a medicina em Portugal", sublinhou.

As comemorações desta data pela Secção Regional do Centro da OM iniciam-se no sábado, a partir das 09:00, com a primeira conferência de um conjunto de cinco, intitulada "Qualidade e Segurança em Transplantação Hepática", e que conta com a participação de Linhares Furtado, o cirurgião responsável pelo primeiro transplante, atualmente com 84 anos.

Na iniciativa, participam também os responsáveis das unidades de transplantação hepática do país, a coordenadora nacional de transplantação do Instituto Português de Sangue e da Transplantação, e os membros do gabinete jurídico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Ainda no sábado, será inaugurada a exposição "Transplantação Hepática em Coimbra: 25 anos", no Clube Médico em Coimbra, às 18:00, que vai estar patente até 23 de outubro, das 12:00 às 20:00.

A partir de 26 de outubro, a mostra transita para o átrio do polo central do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Veja ainda: 12 sintomas que nunca deve ignorar

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.