"A burocratização do setor faz com que os profissionais de saúde sejam continuamente dependentes de múltiplos procedimentos administrativos que têm retirado o tempo necessário a quem quer cuidar dos seus doentes", denuncia o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes.

Face ao anunciado regresso do "Simplex", programa nacional de modernização administrativa que visa simplificar a relação dos cidadãos com os serviços do Estado, a Ordem dos Médicos do Centro solicitou a opinião aos mais de 8 000 médicos da região.

"Vamos reunir todas as propostas e sugestões dos médicos, para que possam identificar problemas e sugerir alternativas, uma vez que são eles quem melhor conhece as necessidades das pessoas numa das áreas mais sensíveis e importantes dos serviços públicos", sustenta Carlos Cortes.

As propostas e sugestões serão enviadas até dia 20 de março, prazo preconizado pelos serviços da Presidência do Conselho de Ministros, através do gabinete da Secretária de Estado da Administração e do Emprego Público e do gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa.

"Pretendemos participar de uma forma construtiva neste processo, para ajudar a implementar medidas que poderão facilitar a vida de todas as pessoas: os médicos e os seus doentes", conclui Carlos Cortes.