23 de setembro de 2014 - 08h33
Sete distritos do continente estão hoje sob aviso laranja, enquanto outros onze estão a amarelo devido à previsão de chuva forte e possibilidade de trovoadas, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com informação disponível na página da Internet do IPMA, os distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Santarém estão sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada.
O aviso laranja para estes sete distritos vai estar em vigor até às 23h59 de hoje.
O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Bragança, Vila Real, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Faro sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, também devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada.
O aviso laranja pressupõe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. Enquanto o amarelo implica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, vento em geral fraco predominando do quadrante sul, neblina ou nevoeiro matinal, pequena descida da temperatura mínima na região norte e subida da máxima nas regiões norte e centro.
Quanto às temperaturas, em Lisboa, Coimbra, Vila Real, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 22 graus Celsius, no Porto, Braga, Viana do Castelo e Faro 24, em Castelo Branco, Portalegre, Viseu, Bragança 20, Guarda 15, Santa Cruz das Flores 21, Évora e Leiria 23, Funchal e Beja 25.
Mau tempo mantém-se até quarta-feira
As condições de instabilidade registadas na segunda-feira, com chuva e trovoadas, vão manter-se ao longo do dia de hoje, disse à agência Lusa o meteorologista Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
“Para hoje, vão manter-se as condições de instabilidade que ocorreram durante o dia de ontem [segunda-feira]. Estamos a prever para hoje aguaceiros por vezes fortes e acompanhados por trovoadas um pouco por todo o território”, adiantou à Lusa Ricardo Tavares.

Por Lusa