Março é mês de sensibilização sobre saúde dos rins

Dia Mundial do Rim celebra-se dia 10

No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Rim, a Sociedade Portuguesa de Nefrologia vai promover várias sessões de esclarecimento sobre a saúde dos rins, de modo a sensibilizar a população para a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças renais.

No dia 10, pelas 10 horas, a Universidade Sénior Albicastrense, em Castelo Branco, recebe uma palestra dirigida aos alunos e aberta à comunidade em geral. No mesmo dia, pelas 15 horas, será a Academia Sénior da Covilhã a promover uma sessão de esclarecimento sobre saúde dos rins.

Os alunos da Universidade Internacional da Terceira Idade, no Chiado, vão assistir a uma palestra no dia 15 de Março, pelas 15 horas.

Nos dias 15 e 16 será a vez das escolas Infante D. Henrique e E.B. 2,3 Gomes Teixeira do Porto, respectivamente, de receber uma sessão de esclarecimento sobre prevenção e tratamento das doenças renais.

Em Portugal, estima-se que cerca de 800 mil pessoas sofram de doença renal crónica. Todos os anos surgem mais de dois mil casos de doentes em falência renal. Em Portugal existem actualmente cerca de 16 mil doentes em tratamento substitutivo da função renal (cerca de 2/3 em diálise e 1/3 já transplantados), e outros dois mil aguardam, em lista de espera, por um transplante renal.

07 de março de 2011

Fonte: LPM Comunicação

Comentários