Este serviço, que é gerido pela mesma empresa que gere a linha Saúde 24 – Linha de Cuidados de Saúde (LCS) – e é acessível a partir do mesmo número (808 24 24 24), entrou em vigor a 25 de abril do ano passado.

“Temos mais de 20 mil idosos inscritos”, disse à Lusa Luís Pedroso Lima, acrescentando que o serviço liga a cada uma destas pessoas quinzenalmente para averiguar o seu estado de saúde, a sua mobilidade, dependência ou outras limitações.

De acordo com o responsável, são avaliadas nove dimensões da pessoa sénior, entre as quais o estado de saúde, o estado de isolamento social, o estado nutritivo, a propensão para quedas, a capacidade de autonomia emocional e de autonomia instrumental.

Existem apenas três critérios de exclusão de idosos deste programa: não podem ter dificuldades auditivas, têm que ter mais de 70 anos e têm que ter capacidade de mobilidade para se deslocar ao telefone, caso não tenham telemóvel.

Os idosos que são acompanhados pela linha são incentivados a controlar o seu estado de saúde, a realizar algum exercício físico ou a seguirem uma alimentação saudável.

Questionado sobre o nível de satisfação dos utentes com este serviço, o administrador da linha respondeu com uma situação que considera ser ilustrativa.

Tratou-se do caso de uma pessoa idosa que estava no programa, que faleceu, e cuja filha escreveu à Linha Saúde 24 a dizer que “a última coisa que a mãe tinha feito questão de fazer foi ir à farmácia medir-se, saber o peso para que nós pudéssemos determinar o seu índice de massa corporal e continuar a fazer o seu acompanhamento quinzenal”.

“Infelizmente veio a falecer passados uns dias, mas a filha fez questão de agradecer à linha o acompanhamento feito a esta pessoa em particular”, acrescentou.