Num balanço de uma década desde a fundação do Reuma.pt – Registo Nacional de Doenças Reumáticas, a Sociedade Portuguesa de Reumatologia indica que o projeto atingiu, no final de 2015, os 14 mil doentes registados e 103 mil consultas.

“Durante o ano de 2015 foram inscritos na plataforma – que compila informações e dados sobre as doenças, facilitando o seu estudo – 1.897 novos doentes e 23.275 consultas, dados que representam uma média de 7,44 doentes e 91,27 consultas por cada dia útil”, indicam os dados fornecidos à agência Lusa pela Sociedade Portuguesa de Reumatologia.

Durante o ano passado aumentou igualmente o número de centros de reumatologia registados na plataforma, passando de 69, em final de 2014, para 77, no fim do último ano.

O Reuma.pt inclui doentes com artrite reumatoide, espondilite anquilosante, artrite, lúpus eritematoso e outras várias doenças reumáticas.

Esta plataforma, além de servir de base de dados para investigação, pode ser usada na consulta diária do doente para fazer uma avaliação sistematizada das várias doenças. Pode até ser usada em substituição do diário clínico do doente, de uma forma mais organizada.