A iniciativa desenrola-se através da simulação de um self-service num autocarro, no qual se escolhem réplicas de silicone de alimentos comuns.

Neste almoço fictício, 82% dos jovens escolheu carne, em detrimento de peixe. Quando falamos em bebidas, 33% destes jovens prefere refrigerantes, face a 37% que opta por água.

Em ambas as faixas etárias, os participantes - 14.620 crianças e adolescentes e 1.004 adultos - do sexo masculino optam mais vezes por refeições demasiado calóricas do que o sexo feminino.

Após participar na iniciativa, 79% dos jovens consideraram alterar os seus hábitos alimentares e passar a fazer escolhas mais conscientes. Opinião partilhada por 96,7% dos professores que admitem que a atividade teve um impacto positivo nos seus alunos. Já 96% dos professores pretendem dar mais atenção à temática da alimentação.

Com o feedback positivo recebido por alunos e professores entre as 43 escolas visitadas desde 2015, o projeto inicia agora uma nova fase aumentando a sua cobertura geográfica.

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Após ter estado apenas presente na Grande Lisboa, o autocarro ruma agora a outras paragens. No próximo ano letivo passará pelo Porto, Coimbra, Évora e Beja.

O que é o Almoço Virtual?

O Almoço Virtual quer contribuir para a informação e o espírito crítico das crianças e adolescentes portugueses, mostrando-lhes que é possível fazer escolhas alimentares racionais, tendo em conta critérios como custo, valor nutricional, valor calórico ou valor proteico. Depois de constituírem o seu próprio prato através de uma simulação de um self-service, os participantes recebem, na caixa registadora, uma fatura onde consta o valor nutricional da refeição, recomendações e o custo estimado da refeição.

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Depois de falarem sobre os resultados da sua “fatura nutricional”, as crianças são convidadas a conhecer diversas doenças relacionadas com a alimentação e estilos de vida. De forma interativa, explicam-se conceitos como o Índice de Massa Corporal, diabetes, obesidade, colesterol, hipertensão e outros problemas cardiovasculares.

O Almoço Virtual surge de uma preocupação partilhada pela Janssen, empresa farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, a Direção-Geral da Saúde e a KeyPoint – Consultoria Científica relacionada com a educação para a saúde no âmbito da alimentação.