Madeira a amarelo devido ao calor, todo o país com temperaturas de verão

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) mantém esta terça-feira o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo devido à persistência de valores relativamente elevados da temperatura máxima.
créditos: Ana Gomes

O aviso, que se mantém válido até às 17h59 de quarta-feira, aplica-se às costas norte e sul da ilha da Madeira, bem como a Porto Santo. O IPMA prevê para hoje temperaturas que oscilam entre os 23 e 28 graus Celsius na cidade do Funchal e entre 22 e 27 graus em Porto Santo.

O céu apresenta-se com períodos de muita nebulosidade, temporariamente muito nublado até final da manhã, com ocorrência de períodos de chuva fraca nas vertentes norte da ilha da Madeira e nas zonas montanhosas.

O vento soprará fraco a moderado (10 a 30 quilómetros/hora) de nordeste, sendo moderado a forte (30 a 40 quilómetros/hora) nas zonas montanhosas. Na costa norte, as ondas vão entrar de nordeste com 1 a 1,5 metros e na costa sul preveem-se ondas de suestes inferiores a um metro. A temperatura da água do mar deverá variar entre 23 e 24 graus.

Exposição à radiação ultravioleta perigosa

As regiões da Guarda, Penhas Douradas e Viseu, bem como as cidades de Angra do Heroísmo (Terceira) e Ponta Delgada (São Miguel), nos Açores, estão hoje em alerta devido ao risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV).

Os índices UV variam entre menor que 2, em que o UV é Baixo, 3 a 5, Moderado, 6 a 7, Alto, 8 a 10, Muito Alto e superior a 11 Extremo. Nas regiões que se encontram em risco extremo, as pessoas são aconselhadas a evitar o mais possível a exposição ao sol.

Outras localidades apresentam um risco muito alto de exposição UV (nível 10), como é o caso de Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Vila Real e Funchal (Madeira).

Comentários