Má utilização das lentes de contacto pode causar cegueira

A má utilização das lentes de contacto pode ser crucial no surgimento de afeções oculares, uma situação que quando não é devidamente tratada pode afetar gravemente a saúde das pessoas e conduzir à cegueira.

"Um dos principais problemas associados à má utilização das lentes de contacto ou à falta de higiene das mesmas é a ceratite por acanthamoeba, uma situação causada por um parasita que ataca a córnea e que pode comprometer gravemente a visão das pessoas, podendo até causar cegueira", revela Rui Branco, coordenador da Unidade de Oftalmologia do Hospital Lusíadas Albufeira.

O oftalmologista salienta ainda a necessidade de visitas periódicas ao oftalmologista como forma de deteção de possíveis alterações oculares indicativas de infeção e alerta para os casos em que existe dor e olho vermelho, o que pode significar "uma infeção em que é fundamental o tratamento com antibióticos para evitar a perda de visão".

Os utilizadores das lentes de contacto devem ainda ter atenção a outras recomendações dos  especialistas: retirar as lentes antes de ir dormir, na prática do desporto, antes de entrar na piscina ou ir à praia, pois o cloro, suor e vento excessivos comprometem a segurança das lentes.

"É de extrema importância que as pessoas utilizem as lentes de contacto num contexto de benefício risco, tendo sempre em conta que as indicações médicas que se lhe propõe para a obtenção de uma melhor qualidade de visão, ponderam a melhor escolha terapêutica como indicação para a sua utilização. Por outro lado, é igualmente essencial o cuidado no seu manuseamento para que as lentes sejam limpas e armazenadas com recurso a soluções esterilizantes e não com água da torneira", acrescenta.

artigo do parceiro: Nuno de Noronha

Comentários