Luz na barriga pode desenvolver bebés com olhos mais saudáveis

A luz ativa uma proteína que tem um papel fundamental na formação dos olhos
créditos: AFP
17 de janeiro de 2013 – 11h15
Receber luz na barriga pode fomentar o desenvolvimento saudável dos olhos do bebé, dizem cientistas da Universidade da Califórnia, em São Francisco. O estudo foi feito em ratinhos de laboratório mas é provável que o mesmo aconteça na gestação do ser humano.
O estudo, publicado esta quarta-feira na revista Nature, concluiu que pequenas quantidades de luz são essenciais ao crescimento dos vasos sanguíneos dos olhos, já que os ratinhos que passaram a gravidez em completa escuridão geraram crias com deficiências ou insuficiência visual. 
Sabe-se que a vasculatura hialoide - uma rede de vasos sanguíneos que surge no feto humano e que acaba por se desfazer – tem um papel fundamental na formação da retina. Segundo as observações nos ratinhos, esta estrutura não se consegue desenvolver na escuridão.
“A luz é um grande condicionante na maneira como a retina se desenvolve”, frisou Richard Lang, do Cincinnati Children's Hospital, uma das instituições que se associou à investigação, cita a BBC.
Alguns bebés prematuros desenvolvem a chamada Retinopatia da Prematuridade – crescimento desorganizado dos vasos sanguíneos que suprem ou afetam a retina – que lhes provoca perda de visão. Segundo Lang, durante o estudo o mesmo foi observado nos ratinhos de laboratório. 
Os investigadores mostraram que a luz ativa uma proteína nos ratinhos, a chamada melanopsina, que tem um papel fundamental na formação do olho, e que está igualmente presente no ser humano. Desconhece-se, porém, se o mesmo processo se desencadeia nas pessoas.
SAPO Saúde

artigo do parceiro: Nuno de Noronha

Comentários