Num projeto inovador, a Liga Portuguesa Contra o Cancro lança uma coleção de livros juvenis de banda desenhada “A Liga dos 4”. Os primeiros dois números pretendem sensibilizar os jovens para os temas do Cancro do Colo do Útero e do Cancro da Mama e integram-se nas atividades de comemoração dos 70 anos da Liga. Esta iniciativa da Liga conta com o apoio da Sanofi Pasteur MSD.

«A Liga dos 4» conta a história de quatro amigos que frequentam a mesma escola - André, Margarida, Pedro e Rita - e se vêm confrontados com histórias próximas de pessoas com diferentes tipos de cancro. Ao mesmo tempo didática e recreativa, esta coleção pretende alertar os mais jovens para doenças que poderão vir a viver, ajudá-los a compreender cada problemática e dar-lhes a conhecer as formas de prevenção e de diagnóstico precoce.

Segundo o Presidente da Liga Portuguesa contra o Cancro, Professor Doutor Carlos de Oliveira “o lançamento destas duas edições prende-se com a necessidade de consciencializar, informar e alertar os adolescentes para a prevenção do cancro e para uma maior compreensão dos doentes e seus familiares. Assim, procuramos contribuir para o seu conhecimento geral enquanto cidadãos informados no que respeita à sua saúde e à de quem os rodeia”.

O objetivo da Liga é preparar os adolescentes e dotá-los de um conhecimento prático para que se sintam à vontade para falar ou procurar mais informação útil a respeito destas doenças, com as quais nem sempre é fácil lidar.

O lançamento irá decorrer no dia 20 de Outubro, às 18h30, na FNAC do Colombo, e os livros vão estar à venda em todas as lojas Fnac pelo valor de 5,65€ euros.

“O estranho caso das 3 professoras” e “Festival de verão em risco!”, da autoria de Maria Inês de Almeida e ilustrações de Pedro Afonso são os dois primeiros livros da coleção “A Liga dos 4”, publicada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro com o apoio da Sanofi Pasteur MSD. Estes dois primeiros volumes descrevem como os quatro amigos André, Margarida, Pedro e Rita lidam com os principais aspetos relacionados com o Cancro do Colo do Útero e do Cancro da Mama.

O argumento é de Maria Inês de Almeida. Maria Inês de Almeida, nasceu em Lisboa a 25 de Fevereiro de 1978. É jornalista e tirou o curso de Comunicação Social, na Universidade Católica. Em 2005 ganhou o Prémio Valorsul com a Reportagem “O Lixo do Dia” e em 2006 foi-lhe atribuído o Prémio Revelação do Clube de Jornalistas.

Sempre foi freelancer. Publicou o livro “Vou Contar-te uma História”, narrativa baseada em relatos do actor Canto e Casto e publicou, também baseada em relatos de Estrela Carvas, “Os meus 30 Anos com Amália”. Publicou na Porto Editora "Contos Pouco Políticos" um convite/desafio que fez a vários políticos para escreverem um conto infantil.

Publicou os livros Chamo-me Amália, Chamo-me Almeida Garrett, Chamo-me Michael Jackson, Chamo-me Amélia Rey Colaço e para sair, brevemente, está o Chamo-me Almada Negreiros. Sabes que também podes ralhar com os teus Pais? e Sabes onde é que os teus pais se Conheceram? Foram mais dois livros que publicou a pensar no diálogo entre pais e filhos.

A ilustração é de Pedro Afonso, dedicado desde 1998 exclusivamente à ilustração, ao cartoon e à banda desenhada. Publicou séries de banda desenhada nos jornais Record, Jornal de Notícias, Semanário Económico, e na revista Doze.

Como autor, tem vários livros editados de cartoon e banda desenhada, e como ilustrador já conta com algumas dezenas de livros nas áreas infantojuvenil e escolar, produzidos para várias Editoras.

A edição é da responsabilidade de Series Comunicação e Design Lda.

17 de outubro de 2011

Fonte: Ideias  Concertadas