10 de julho de 2014 - 08h01
Os distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal estão hoje sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de cinco, devido à previsão de tempo quente, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informa na sua página da internet, que os distritos de Lisboa, Leiria e Setúbal vão estar sob aviso amarelo entre as 09:00 de hoje e as 22:00 de sexta-feira devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas.
O aviso amarelo implica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Por causa da subida da temperatura máxima, que se situará acima dos 30 graus Celsius, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou na quarta-feira à população que adote “medidas de prevenção”, destinadas principalmente às crianças, idosos e doentes crónicos, devido à previsão de uma “subida acentuada da temperatura”.
Nos períodos de maior calor, a DGS recomenda à população que permaneça em “ambientes frescos” e evite atividades que exijam grandes esforços físicos e a exposição direta ao sol entre as 11 e as 17 horas.
O IPMA prevê para hoje céu limpo, vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado de noroeste no litoral a norte do Cabo Espichel durante a tarde e sendo moderado a forte de nordeste até ao final da manhã e a partir do final da tarde nas terras altas.
Está também prevista uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões do litoral norte e centro e na região sul e da máxima no litoral da região centro.
Na Madeira prevêem-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte, e vento fraco a moderado de nordeste.
Para os Açores, prevêem-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros e vento nordeste moderado.
Quanto às temperaturas, em Évora prevê-se uma máxima de 37 graus Celsius, em Beja 36, Castelo Branco 32, em Lisboa 34, em Leiria, Coimbra, Braga e Portalegre 31, Porto 29, Guarda 24, Bragança e Viseu 27, Funchal 25, ponta Delgada 24 e Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 23.

Índice ultravioleta
Todo o país, com exceção de Ponta Delgada e Horta, nos Açores, apresenta hoje risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV). O instituto colocou ainda a localidade de Angra do Heroísmo, ilha Terceira, Açores, em risco muito alto de exposição à radiação UV.
Por causa da previsão de níveis elevados de UV, o IPMA aconselha a população a utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar e a evitar a exposição das crianças ao sol.
Por SAPO Saúde com Lusa