Lisboa e Porto marcham contra a fome

5 mil pessoas estarão solidárias na marcha de 22 de maio

Mais de 5.000 pessoas são esperadas a 22 de Maio em Lisboa e no Porto para participar na "Marcha contra a Fome", iniciativa que garante pela primeira vez 25 por cento das verbas angariadas à Caritas Portuguesa.

"Achámos que não podíamos deixar de olhar para a situação actual, que é algo crítica. É uma forma de realçar este tema junto da sociedade portuguesa. Em Portugal as dificuldades existem e não podemos fechar os olhos", indicou Carlos Courelas, membro da organização da Marcha contra a Fome.

Relembrando que a Caritas Portuguesa já participa no evento, por iniciativa própria, "há vários anos", Carlos Courelas sublinhou que a ideia da organização foi "reforçar essa ligação e ter mais presença e mais ação em Portugal".

A Marcha contra a Fome, que se realiza em Portugal desde 2004, permitiu no ano passado angariar 50.000 euros, o que equivale a 250.000 refeições servidas através do programa de refeições escolares do Programa Alimentar das Nações Unidas.

A iniciativa, realizada a nível mundial, dá pelo nome de "Walk the World" e pretende contribuir para o objetivo da Campanha do Milénio das Nações Unidas: erradicar a fome e a pobreza extrema no mundo até 2015.

Carlos Courelas considera que mais importante do que conseguir superar o número de participantes do ano passado é fazer com que o montante de donativos aumente.


"O que acontece é que temos conseguido através dos patrocinadores e através da própria divulgação do evento ultrapassar em termos de contribuições os níveis de anos anteriores. O número de participantes não tem aumentado de forma significativa, mas em termos de gastos, logística e envolvimento dos patrocinadores, temos conseguido ultrapassar o número de donativos", disse.

Com apenas 20 cêntimos o Programa Mundial das Nações Unidos serve uma refeição a uma criança nas escolas.

Cada inscrição na marcha no valor de cinco euros assegura 25 refeições escolares a crianças dos países mais pobres do mundo.

Em Portugal, a Marcha terá dois pontos de encontro, iniciando-se às 10:00 na Torre de Belém, em Lisboa, e no Cais de Gaia, no Porto. A iniciativa irá decorrer em mais de 58 países.

As inscrições podem ser feitas até 20 de maio em Lisboa e no Porto ou nos dias 21 e 22 de maio, nos locais da partida.

Ambos os percursos terão cerca de quatro quilómetros, que em Lisboa vão ligar a Torre de Belém à Pala das Docas e no Porto levarão os participantes do Cais de Gaia até ao Passeio Alegre.

21 de maio de 2011

Fonte: Lusa/SAPO


Comentários