"Ligue à sua saúde"

Livraria Almedina recebe ciclo sobre o cancro do pulmão

Hoje, há entrada livre na segunda sessão do Ciclo "Ligue à sua Saúde", com o tema Cancro do Pulmão. A livraria Almedina, do Estádio Cidade de Coimbra, recebe a médica Lourdes Barradas, que irá falar sobre como é importante reconhecer os sintomas, os factores de risco e como prevenir esta doença que mata cerca de 12 milhões de pessoas por ano.


"O tabaco é o principal factor de risco de cancro do pulmão, sendo responsável por cerca de 90% dos casos. O risco da incidência está directamente relacionado com o número de cigarros fumados, com a idade de início e com o período de duração desses mesmos hábitos. Assim, quanto mais cedo se iniciarem os hábitos tabágicos, maior será a probabilidade de desenvolver cancro do pulmão. O investimento em estratégias de prevenção e controlo do tabagismo, nomeadamente a cessação tabágica, são as medidas mais efectivas para a melhoria nas taxas de morbilidade e mortalidade de cancro do pulmão", apela Lourdes Barradas, médica Pneumologista e Directora do Serviço de Pneumologia no Instituto Português de Oncologia de Coimbra.


O cancro do pulmão é, actualmente, a principal causa de morte por cancro. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que em 2015 ocorram 1.676.000 mortes por este tipo de cancro no mundo. Em Portugal são diagnosticados, por ano, cerca de 3 mil novos casos, a maior parte deles já num estado avançado, o que justifica que a sobrevida aos 5 anos seja inferior a 15%.


O fumo produzido pelo consumo do tabaco contém mais de quatro mil compostos químicos com efeitos tóxicos e irritantes, dos quais mais de 40 são reconhecidos como cancerígenos. A OMS prevê para 2020 que o tabaco se torne a maior causa de mortalidade e invalidez, causando mais mortes que a tuberculose, VIH, mortalidade infantil e acidentes de viação.


Lourdes Barradas é licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, especialista em Pneumologia. Actualmente, é Directora de Serviço de Pneumologia do Instituto Português de Oncologia de Coimbra e Coordenadora da Comissão de Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.


Este ciclo irá ter início às 18 horas, na Livraria Almedina, que participa na organização desta iniciativa, juntamente com a agência de comunicação Ideias Concertadas e o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro.


23 de Novembro de 2010

Fonte: Ideias Concertadas

Comentários