Liga Portuguesa contra o Cancro vai ter delegação em Viseu

Espaço foi cedido pela Câmara Municipal da cidade
17 de maio de 2013 - 11h34



O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa contra o Cancro vai abrir uma delegação em Viseu, pretendendo abrir outras, até ao final do ano, nas capitais de distrito da região Centro, avançou hoje o seu presidente.



A delegação de Viseu do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa contra o Cancro vai funcionar no Solar do Peixotos, um edifício localizado em pleno coração da cidade, "onde se vão juntar os vários serviços da Liga".



O presidente do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa contra o Cancro, Carlos Oliveira, explicou à Lusa que esta é a segunda delegação na região Centro, tendo a primeira aberto portas em Aveiro, há cerca de dois anos.



"Até ao final do ano pretendemos cobrir grande parte das capitais de distrito da zona centro. É muito importante para a Liga criar estes tentáculos", avançou.



Carlos Oliveira sublinhou o papel importante que os voluntários desempenham na abertura das delegações pelo país, já que são eles que procuram um espaço físico junto de diferentes entidades.



"Em Aveiro, o espaço foi cedido pela Misericórdia e em Viseu é cedido pela Câmara Municipal", esclareceu.



A delegação de Viseu vai contar com o contributo do Movimento Viver e Vencer, constituído por um grupo de voluntárias que já sofreram de cancro de mama e agora dão apoio a outras mulheres que passam pelo mesmo.



"A ideia é concentrar serviços e ter aberta a porta à comunidade", acrescentou.



Na quinta-feira, o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, considerou que a cedência do espaço é uma decisão que lhe "agrada de sobremaneira".



"Trata-se de um bom serviço, numa área tão sensível. Dentro de pouco tempo as nossas mulheres ficarão mais protegidas", alegou.



Fernando Ruas destacou o papel de prevenção que será prestado naquele espaço, "para acontecer como aconteceu com Angelina Jolie, que se preveniu com tempo".



Na sua opinião, esta é "uma das mensagens mais corajosas" que viu nos últimos tempos”.



A delegação de Viseu do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa contra o Cancro vai partilhar o edifício do Solar dos Peixotos com o serviço de saúde para trabalhadores da Câmara de Viseu.



Lusa
artigo do parceiro: Nuno de Noronha

Comentários