Liga Contra o Cancro promove voluntariado no Centro Hospitalar de Coimbra

Voluntários acolhem os doentes assim que estes chegam ao hospital

02 de junho de 2014 - 13h16

Voluntários da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vão dar apoio e assistência a doentes oncológicos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) a partir de hoje, de forma a "humanizar" o tratamento.

"Este é o primeiro grande hospital universitário que instala o voluntariado para apoiar os doentes oncológicos", destacou Carlos Oliveira, presidente do Núcleo Regional do Centro da LPCC, recordando que este regime já era prática nos núcleos do Instituto Português de Oncologia, mas que num hospital "como o CHUC a metodologia e instalação do sistema é diferente".

Ao todo, deverão ser "três dezenas de voluntários" que irão participar na iniciativa do Núcleo do Centro da LPCC, que pretende apoiar os doentes oncológicos, "sobretudo aqueles que chegam ao hospital pela primeira vez", explicou Carlos Oliveira.

Os voluntários acolhem os doentes assim que estes chegam ao hospital, dando-lhes "um conjunto de informações úteis", tendo uma fase posterior de acompanhamento nos trajetos do doente dentro do edifício, em que "há distâncias consideráveis entre alguns dos serviços" do CHUC, contou o presidente do núcleo da LPCC.

Carlos Oliveira sublinhou que o voluntário, "por ser uma pessoa que não é médico nem enfermeiro", pode dar outro tipo de apoio a "doentes que precisam de desabafar e que querem ser aconselhados".

Para além do acompanhamento dentro do hospital, o regime de voluntariado permite também uma melhor identificação dos doentes oncológicos que necessitam de "apoio social ou de apoio psicológico", que a Liga Contra o Cancro oferece, frisou.

O presidente do núcleo regional informou ainda que está previsto, "para dentro de muito pouco tempo", a criação de "um serviço de transportes para a estação de comboios e para a gare de autocarros", entre outros destinos, de doentes oncológicos, de forma a ajudá-los na deslocação.

Os voluntários do núcleo da LPCC estarão presentes no Hospital de Dia da Oncologia Médica e no Serviço de Radioterapia do CHUC.

Por Lusa

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários