Quando pensa em coisas essenciais para viajar, as bolas de ténis provavelmente não são a primeira coisa que lhe vêm à mente. Mas isso vai mudar.

Estar sentando durante várias horas na cadeira de um avião pode trazer-lhe múltiplas complicações. Há casos que se tornaram fatais.

Agora, o reconhecido médico cirurgião britânico, Ali Gjoz, da London Orthopaedic Clinic, recomenda levar um bola de ténis. E explica porquê:

"Levar uma bola de ténis para o avião vai ajudar a aumentar a circulação sanguínea", disse ao jornal britânico Daily Star.

Em vez de massajar as zonas do corpo habitualmente mais afetadas pela posição e pela inatividade, use a bola - faça-a rodar nos ombros, na região lombar, nas pernas e na planta dos pés.

Com a bola, o especialista sugere ainda fazer pressão nas áreas mais doridas ou tensas, aliviando a força, em seguida, para sentir o relaxamento.

"Evite bebidas pesadas, se puder", recomenda ainda o médico. "Use meias de voo para facilitar a circulação e, se puder, reserve um assento com espaço extra para as pernas".