O novo equipamento, concluído e em funcionamento desde o início de julho, está instalado num edifício de três pisos, localizado no lugar de Carregal, freguesia de Dornelas do Zêzere, e representa "uma necessidade" identificada há mais de uma década pela Associação de Solidariedade Social local.

"Havia esta necessidade. Nunca conseguimos satisfazer a procura, tínhamos sempre uma lista de espera de 60 a 70 pessoas", disse à agência Lusa Manuel Isidoro, presidente da instituição.

Na sede da freguesia, a associação possui outro lar, com capacidade para 41 idosos, para além de valências de centro de dia e apoio domiciliário e outras ligadas à infância e juventude. O novo lar dista cerca de dois quilómetros da sede e tem já metade da capacidade ocupada.

"Será uma resposta [social] que com o tempo vai ficar esgotada", previu Manuel Isidoro, lembrando que Dornelas do Zêzere é "a última" freguesia do distrito de Coimbra, "encaixada" entre os concelhos do Fundão e Covilhã, na fronteira com o distrito de Castelo Branco.

A obra, que será inaugurada na quarta-feira pelo ministro da Solidariedade, Trabalho e Segurança Social, Pedro Mota Soares, foi financiada em 70 por cento por fundos do Programa Operacional Potencial Humano (POPH) e o restante por fundos próprios da associação, que contraiu um empréstimo bancário superior a 400 mil euros para fazer face ao investimento necessário.