Já são conhecidos os cinco melhores hospitais de 2014

Os centros hospitalares do Porto e do Tâmega e Sousa, os hospitais de Braga e de Santa Maria Maior (Barcelos) e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho obtiveram a melhor classificação num ‘ranking’ de uma empresa multinacional.
créditos: AFP/ERIC CABANIS

A IASIST, multinacional de origem espanhola, anunciou esta terça-feira os vencedores dos prémios aos hospitais do Serviço Nacional de Saúde que mais se distinguiram em 2014, galardões que são atribuídos pelo segundo ano consecutivo em Portugal.

Neste “Top 5 – A Excelência dos Hospitais – que conta com o patrocínio do ministro da Saúde, foram submetidos voluntariamente a avaliação 39 hospitais de Portugal Continental, sendo atribuídos cinco prémios, um por cada tipologia de unidade de acordo com os critérios definidos por organismos públicos.

Na segunda-feira ao fim do dia foi divulgado um outro ‘ranking’ de hospitais públicos onde o Hospital de São João, no Porto, surge na liderança, sendo seguido neste “top” pelo Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.

São João repete a liderança

De acordo com os resultados provisórios da “Avaliação do Desempenho dos Hospitais Públicos (Internamento) em Portugal Continental (2014)”, coordenado pelo investigador Carlos Costa, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), e disponível no site da instituição, o Hospital de São João repete a liderança em relação ao ano anterior.

Para o ministro da Saúde, a divulgação de ‘rankings’ e resultados dos hospitais é “importante para os doentes e para o sistema”, além de dar às unidades de saúde “possibilidades concretas de melhoria”.

Comentários