São dez horas da noite e o cão decide roer as pilhas do comando da televisão. A família está de férias e o gato é picado por uma abelha. Há um bebé prestes a nascer e um “irmão” de quatro patas tão ou mais ansioso do que os pais. Uma viagem programada para breve e uma mala cheia de perguntas sobre as vacinas e burocracias necessárias para transportar o animal de estimação.

Carolina Rebelo e Salvador Falcão

Estas são situações reais e bem familiares para quem um animal de companhia. Imprevistos que surgem fora das consultas veterinárias e que por isso deixam os donos inseguros, com dúvidas e sem saberem o que fazer.

A partir de agora todas estas dúvidas podem ter uma resposta rápida e à distância de um simples telefonema: a Saúde Animal 24 acaba de se lançar no mercado e é a primeira linha telefónica de assistência em saúde veterinária, que nasce com o objetivo de esclarecer as questões que surgem fora de horas, ou que não se enquadram no âmbito das consultas veterinárias.

Disponível 24 horas por dia através do número 760 450 911, este serviço está preparado para responder a dúvidas dentro das áreas da nutrição, comportamento, intoxicações, viagens e ainda a questões de saúde pública encaminhando os clientes, sempre que se justifique, para uma clínica ou hospital veterinário da sua freguesia de residência. Inovadora e pioneira em Portugal e na Europa, a linha Saúde Animal 24 é a solução que faltava aos pet lovers e um apoio muito útil para os médicos veterinários.

Ao longo do nosso percurso profissional, apercebemo-nos que os donos dos animais têm muitas dúvidas e que na maioria das vezes estas não ficam devidamente esclarecidas”, explica Salvador Falcão, médico veterinário e cofundador da Saúde Animal 24.

“Por acharem que o problema em causa não justifica a marcação de uma consulta, por se sentirem inibidos em perguntar ao médico veterinário, ou porque até ligaram para a clínica, mas o feedback acabou por chegar através da assistente pois o médico estava ocupado, há situações que ficam sem uma resposta atempada e adequada, podendo comprometer a saúde do animal”, afirma Salvador Falcão.

"Sabemos que cerca de 70% dos gatos e entre 30 a 40% de cães nunca foram vistos por um veterinário ou que foram apenas a uma única consulta durante toda a vida do animal. Com este serviço acreditamos que vamos conseguir aproximar a população dos médicos veterinários: através do aconselhamento telefónico podemos alertar para os principais cuidados de saúde, incentivar a marcação de uma visita ao veterinário e demonstrar a gravidade e complexidade de uma situação que por vezes pode passar despercebida pelos donos”, conclui Carolina Rebelo, cofundadora do projeto, e médica veterinária.

A Saúde Animal 24 está disponível para todas as pessoas que têm, trabalham ou convivem com animais. As chamadas têm um custo de 0,60€ + IVA, independentemente da sua duração e são atendidas por uma equipa de enfermeiros veterinários devidamente formada para o efeito, apoiada por uma equipa técnica de médicos veterinários, responsáveis por supervisionar o serviço.

A Saúde Animal 24 conta ainda com um website que disponibiliza informação relativa às principais questões e dúvidas relacionadas com todas as áreas acima referidas: www.saudeanimal24.pt.